PROJETO
COMUNIDADE
TERRITÓRIO
ILHOTA
QUEM SOMOS
O Projeto Comunidade Território Ilhota é uma iniciativa da Comunicarte, organização de moradoras(es) da Vila Renascença de Porto Alegre em parceria com os grupos Cidadania e Arte e Campo e Arte, pertencente à pesquisa e extensão do instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , coordenados pela professora Cláudia Vicaria Zanatta.
A alcunha de "Ilhota" remete ao espaço geográfico do extinto bairro, hoje dividido entre Cidade Baixa e Azenha, e está diretamente ligada à memória da cultura negra da cidade de Porto Alegre, por se tratar de uma região historicamente habitada por negros escravos, alforriados e seus descendentes. Trata-se também de um território de resistência a processos de gentrificação.
​
Preocupadas em ter a sua história de luta preservada e interessadas em novas formas de explorar arte como geradora de cidadania e renda, integrantes da Comunicarte, por intermédio da ativista Angélica Mirinhã, procuraram a professora Cláudia Zanatta sugerindo a criação da parceria. O aporte financeiro para a realização do projeto se deu através dos editais Iber Cultura Viva e Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.
​
Durante o segundo semestre de 2016 o projeto envolve comunidade e academia na realização de pesquisas e oficinas, tais como prática cerâmica, plantio sustentável de horta urbana, venda de vasos produzidos pela comunidade e encontros, rodas de conversa, estimulando a aquisição de saberes através da oralidade e das experiências coletivas .
​
​